24 de nov. de 2010

A importância do hábito de ler


Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.
Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:

• Ler por prazer;
• Ler para estudar;
• Ler para se informar.

Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.
A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

Fonte: Mundo educação

20 de nov. de 2010

A consciência negra no Brasil


No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários dava o direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando aos mesmos o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não ter condições de se sustentar.
O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.
Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Fonte: Brasil escola

17 de nov. de 2010

A cultura afro-brasileira

Foto: José Marcelo

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Foto: José Marcelo

                  Fonte: Wikipedia.org.br



14 de nov. de 2010

Poesia escrita por um Palmarino














Serra da Barriga

Na Serra da Barriga
Muitas Guerras foram travadas
Resistiram por muitas décadas
Mais um dia foi degradada.
Domingos Jorge Velho veio destruir
Ate conseguiram resistir
Mais foi tanta luta, tanta destruição
Que o Quilombo veio ao chão.
Morreu muita gente
Mais Zumbi conseguiu fugir
Foi traído na serra dois Irmãos
Por alguns tostões
Executado ele foi
Mais Virou Herói da Nação.


                     José Euclides Avila de Alencar
                    Graduado em História pela FTC/AL





12 de nov. de 2010

Desfile das escolas da rede municipal em U. dos Palmares-AL

Foto: Carlos Senna

        Dando continuidade as comemorações ao mês da consciência negra, aconteceu na tarde desta quinta,11, um emocionante desfile com a participação das escolas da rede municipal, tendo como principais personagens e atores da festa, seus alunos, que com muito entusiasmo fizeram brilhar as mais importantes ruas e avenidas do centro da cidade, todos ao ouvir o magnífico som da banda de fanfarra da Escola Muncicipal Salomé da Rocha Barros.

Foto: Carlos Senna

        Parabéns! a todos(as) os diretores,professores e principalmente os alunos das instituições de ensino da rede municipal em União dos Palmares-AL. E viva o mês da consciência negra...!!!


Foto: Carlos Senna
    

10 de nov. de 2010

A diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista .

       O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.
       O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.
       O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do
trabalho, entre outras.
      O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.
      O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

    Fonte: Brasilescola


7 de nov. de 2010

Inaugurado em União dos Palmares-AL, o memorial Jorge de Lima



Sec. de Cultura ao lado do Poeta Jorge de Lima
                                         

     Como parte das comemorações do "Mês da Consciência Negra", por volta das 17h30 desta sexta-feira, 05, logo após a II Caminhada "Respeitando as diferenças", aconteceu a aguardada inauguração do Memorial em homenagem ao poeta palmarino Jorge de Lima.
Foto: José Marcelo
                                                                                  
     Participaram da inauguração, o prefeito Areski de Freitas; o vice-prefeito Adeildo Sotero; o secretário de cultura, Elson Davi; a secretária de turismo, Izabel Maia Gomes; o secretário de comunicação, Mário Sérgio; a Ialorixá Mãe Neide, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB); o babalorixá Pai Sérgio Pontes; além de convidados e integrantes da imprensa palmarina, Dallas Diego, Franco Maciel, José Marcelo e Nivaldo Marinho, que representaram a Rádio Zumbi FM.

Foto: José Marcelo
                             

    Através de vários painéis expositivos que reúnem textos e imagens, a cronologia da vida e obras do “príncipe dos poetas alagoanos”, o Memorial consegue retratar fielmente a vida pública e pessoal do palmarino Jorge de Lima, tido como um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Foto: José Marcelo

      Quem tiver interesse em fazer uma visita, o Memorial Jorge de Lima funciona nas dependências da casa onde nasceu e viveu o ilustre poeta, localizada na Praça Basiliano Sarmento, centro de União dos Palmares. O local ficará aberto de segunda a sábado, das 08 às 17 horas.

                                                       Fonte: Blog a terra da liberdade

3 de nov. de 2010

O que é a Sociologia?


Augusto Comte

         No século XVIII, a Europa vivia um dos mais importantes momentos de sua história. A Revolução Francesa e Industrial provocaram mudanças que até hoje são refletidas na nossa geração. Toda conjuntura política, econômica e cultural passava por modificações: os novos métodos de produção geravam o aumento da produtividade e vários trabalhadores foram substituídos por máquinas. Além disso, ocorria o intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica e conseqüentemente, uma falta de infra-estrutura capaz de comportar esses excedentes populacionais. A falta de empregos aliada à falta de infra-estrutura levou a um relativo estado de caos social: aumento da miséria, fome, criminalidade, doenças, prostituição, suicídio, etc.

          De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que, através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade.
          O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber; e a explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.

  Fonte: Brasilescola




1 de nov. de 2010

Resultado da enquete de Outubro/2010

       Nosso BLOG durante o mês de outubro publicou uma enquete que levava os amigos internautas a responder a seguinte pergunta: "Qual matéria escolar você mais detesta ou mais detestava?" Alcançamos um resultado que nos leva a uma séria reflexão em busca das possíveis causas motivadoras da falta de interesse dos alunos pela disciplina da matemática, onde segundo os internautas que votaram e apontaram está nesta disciplina a sua falta de prazer e incentivo em estudar a mesma.
       Com isso o Blog Democratizando o Saber, vem em público agradecer a você que durante um mês, contribuiu com seu voto sério e honesto, que só fortaleceu o nosso trabalho. Obrigado a todos.

       Resultado da enquete:

       Geografia- Não houve votos
       Português-02 votos
       Matemática- 10 votos
       História- 02 votos
       Ciências- 01 voto
       Química- 06 votos
       Física- 07 votos
       Educação Física- 01 voto
       Filosofia-02 votos
       Outra- 04 votos

       Total de votos: 35 votos