5 de ago. de 2010

Alunos de colégios particulares são mais obesos que os de escolas públicas.

A obesidade, além de estar crescendo entre os adolescentes, é maior entre os alunos dos colégios particulares do que entre os estudantes de escolas públicas. Esse é o resultado de uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que entrevistou mais de 8.000 adolescentes. O maior acesso às facilidades da vida moderna é uma das razões que explicam essa diferença entre os dois grupos.
O estudo avaliou o IMC (índice de massa corporal) de 8.020 adolescentes entre dez e 15 anos de idade de 43 escolas – públicas e privadas – da capital paulista. No total, 25,56% dos adolescentes estão com sobrepeso ou obesidade. Mas, enquanto nas escolas públicas esse índice é de 23,13%, nas particulares 33,2% dos jovens estão acima do peso.
Segundo Maria Aparecida Zanetti Passos, autora do estudo e coordenadora do Ambulatório de Obesidade da Unifesp, a vida moderna contribui com o sedentarismo e facilita o aumento da obesidade.
- O aluno vai para a escola com dinheiro e as lanchonetes disponibilizam uma quantidade enorme de frituras, refrigerantes e outros alimentos calóricos. O adolescente está sempre com um refrigerante ou um salgadinho na mão.
Maria Aparecida afirma que ficou surpresa com o resultado nos colégios particulares. Pelo fato de esses alunos terem melhores condições financeiras, imaginava-se que eles poderiam fazer a opção por alimentos mais saudáveis, o que não se mostrou verdadeiro na comparação com os alunos da rede pública.
- Nas escolas do Estado também há obesidade, porém na particular há um número bem maior. Isso pode ser a condição financeira, porque eles querem alimentos práticos e fazem opção por lanches calóricos. [Além disso], têm mais acesso a computadores e videogames, o que os tornam mais sedentários.
Para a pesquisadora, é preocupante o fato de a obesidade afetar mais cedo a população, atingindo um número cada vez maior de adolescentes e crianças.
- Por causa desse estilo de vida, esses adolescentes já enfrentam problemas como hipertensão e diabetes.

Meninos estão mais obesos que meninas

O levantamento mostrou também que os meninos enfrentam mais problemas com o peso que as meninas. Entre eles, 27,8% estão obesos ou com sobrepeso, enquanto o índice delas está em 23,69%.
No universo das escolas particulares, 21% dos meninos apresentam sobrepeso e 18% já estão em nível de obesidade. Esses índices caem quando é analisado o grupo das escolas públicas, onde 14% dos meninos estão com sobrepeso e 10% com obesidade
No caso das meninas, 20% das que estudam em particulares têm sobrepeso e 8% são obesas. Nas escolas públicas, 15% estão com sobrepeso e 8% sofrem de obesidade.

Fonte:  R7.com

Um comentário:

  1. Axo que pq nas escolas publica nao tem aqula liberdade, comida paraa os adolecentes, tipo : Merenda em escolas publicas é mais comum..
    Já particulares existem cantinas embora escolas publicas tbm tem, mais vai dependeer das condições de ca um ..



    Neto Mendonça .

    ResponderExcluir