28 de mar. de 2012

Inscrições para as olimpíadas de matemática encerram-se nesta sexta (30)

As inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) encerram-se nesta sexta-feira, dia 30 de março. As inscrições devem ser feitas, pela internet, no endereço http://www.obmep.org.br/

A competição foi criada para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. É dirigida aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Os melhores colocados nas duas fases de avaliações - objetiva e discursiva – realizadas durante o ano, recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Professores, escolas e secretarias de educação também são premiados.

Além de identificar novos talentos, os medalhistas que ingressarem na universidade podem ganhar uma bolsa de iniciação científica e de mestrado em Matemática. Ser medalhista da Obmep também é um dos critérios para participar do Programa Ciência sem Fronteiras do governo federal, que oferece bolsas de estudo para atuação no exterior.


Obmep – A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). A realização é do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


O índice de participação tem sido crescente, tanto em número de alunos quanto de escolas. A primeira edição, em 2005, contou com a participação de aproximadamente 10 milhões de estudantes de 31 mil escolas.

No ano passado, mais de 18 milhões de alunos de 44 mil escolas se inscreveram. Os 500 alunos medalhistas de ouro da 7ª edição da Obmep serão homenageados, em solenidade, a ser realizada com a presença da presidenta Dilma Rousseff, na segunda quinzena do mês de maio. Receberão medalhas 3.200 alunos e outros 30 mil estudantes serão contemplados com menção honrosa.

Fonte: Alagoas24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário