5 de mai. de 2013

Biografia de Milton Santos


Advogado e geógrafo brasileiro, Milton Almeida dos Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, cidade do estado da Bahia, em 3 de maio de 1926. Faleceu em São Paulo, em 24 de junho de 2001.Dedicou-se aos estudos em Geografia, destacando-se nas matérias de urbanização e questões do Terceiro Mundo. Na época de estudante secundarista participou da militância política esquerdista, formou-se em Direito permanecendo interessado pela Geografia.

Ingressou via concurso no magistério do Colégio Municipal de Ilhéus, trabalhou como jornalista e escreveu o livro “Zona do Cacau”. Fez doutorado na Universidade de Strasburgo, entre França e Alemanha em 1958.Retornou ao Brasil e fundou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, continuando seu trabalho jornalístico e político em Salvador. Foi nomeado pelo então presidente Jânio Quadros  a subchefia do Gabinete Civil em 1960, em comitiva presidencial viajou a Cuba.
 
Por esta participação no governo de Jânio, foi duramente perseguido depois do golpe militar de 1964. Cumpriu meio ano de prisão domiciliar, e se exilou por treze anos na França, Canadá, EUA, Venezuela, Peru, Inglaterra e Tanzânia.

Neste países exerceu funções acadêmicas e de pesquisas em entidades de ensino superior e planejamento social ligado a ONU e a OIT. Retornou ao Brasil em 1976, encontrou obstáculos para lecionar e trabalhar em universidades brasileiras. Conseguiu lecionar na UFRJ, na USP e na Universidade Catolica de Salvador.

Fonte: Infoescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário