19 de set. de 2013

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares



O parque memorial Quilombo dos Palmares localiza-se na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. Em novembro de 1985 a Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

História:

No século XVII, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de vinte mil pessoas, ocupou quase duzentos quilômetros de extensão, na zona da mata da então Capitania de Pernambuco. Resistiu por mais de cem anos às investidas bélicas dos colonizadores portugueses e holandeses, e é considerado o maior e mais importante quilombo de todas as Américas. 


A historiografia de Palmares, pelas suas peculiaridades, tem sido tema de teses, análises e discussões e dividida basicamente em três fases, ao longo dos últimos 300 anos. A sua bibliografia, relativamente pequena, é marcada por obras quase que definitivas, em função da escassez e tipicidade das fontes primárias disponíveis.

Após décadas de militância e articulações, o Movimento Negro Brasileiro finalmente conseguiu que a Serra da Barriga, último reduto palmarino, fosse tombada como Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, em 1986, imortalizando este local como símbolo de luta pela liberdade e referência de uma História de resistência, de organização social e política. Posteriormente, em 21 de março de 1997, Zumbi dos Palmares foi reconhecido pelo Governo Federal como Herói Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário