10 de out. de 2013

4ª edição do Chá com Memória homenageou professores

A 4ª edição do Chá com Memória que aconteceu ontem dia 09, no auditório da SEMED, homenageou educadores do município de União dos Palmares. O evento fez parte das festividades que vem acontecendo na cidade em detrimento dos 182 de emancipação política que acontece domingo 13.

 
No encontro vários professores hoje aposentados relataram suas memórias aos presentes, desde quando iniciaram suas atividades e quais foram os professores que fizeram parte de sua vida.

"Fui a primeira diretora do Fernando Juazeiro", disse dona Terezinha Oliveira, a educadora fez os presentes voltarem no tempo com suas histórias. Das muitas escolas que passou uma especial foi a Escola Estadual Rocha Cavalcanti, onde foi diretora. Terezinha Oliveira encerrou sua fala dizendo "fiz até cortina para o quarto de Padre Donald. Como professora dedicada ele queria ver minha habilidades até como costureira", levando os presentes aos risos.
 
Cada depoimento no Chá de Memória era importante para que todos ali vissem o quanto esses professores foram importantes para muitos que hoje trabalham na área da educação possam ter um "mínimo" de segurança e qualidade de vida na profissão. "Vinha a pé ou de cavalo do Sítio Gordo para União dos Palmares quando tinha reunião ou avaliação do meu trabalho como professora", comentou dona Mariné Viera. A professora falou dos movimentos sindicais que participou e disse o quanto se orgulha disso. "Quem foi à luta era mais feliz", finalizou.

Lágrimas vieram à tona no decorrer dos depoimentos. A exemplo de dona Lú Andrade, ao ouvir o relato da irmã, a senhora Helena Cardoso, dizer que ela, Lú Andrade, sustentou a família quando o pai morreu. Fabiana Holanda, filha de Nise Bento, chorou com as palavras carinhosas que ouviu a respeito de sua mãe e sobre a felicidade de saber pelo secretário Ricardo Praxedes que a escola que será inaugurada no próximo mês no Bairro da Vaquejada terá o nome de sua mãe como homenageada.
 
Choros e muitos risos com mais histórias de Sônia Freire, Yolanda Alves, Ana Peixoto, Madalena Gonçalves, Ana Leni Barros, Helena Leris, Geni Leão, Isaura de Oliveira, Maria José Teixeira e tantas outras.
 
Na ocasião os professores que estão na ativa também falaram de suas experiências como educadores e contaram como eram seus professores.

Viva os nossos mestres!!!  

Editorial e Fotos: Blog JMarcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário