15 de out. de 2013

PROFESSOR: Palavra que inspira amor e muita esperança


Não é tarefa fácil definir com simples palavras o que significa ser professor,  mesmo sabendo que nossas primeiras palavras foram expressadas no papel através deles. As primeiras letrinhas, pequenas palavrinhas, o nosso nome. Foram eles quem nos mostraram e nos ensinaram sobre essas necessidades básicas do ser humano em seu convívio social com outros.

Como descrever tamanho amor e dedicação por aquilo que faz, mesmo enfrentando tantas barreiras e dificuldades que sempre põe a prova até mesmo sua auto-estima? E como troféu e recompensa por tamanha tarefa, recebem todos os dias o carinho de seus alunos, que muitas vezes são esses quem os desafiam e os fazem saber que sempre depois das lutas vem o prazer da vitória e do sucesso. E em razão do cansaço e desistimulo as vezes não conseguimos compreender esta verdade.

No entanto, são obrigados a entrar na guerra se utilizando com as armas que tem, seja ela adequada ou não ao tipo de batalha que estão prestes a enfrentar. Hoje o professor brasileiro, (especificamente da rede publica) tem que trabalhar enfrentando sérios problemas, que infelizmente marcam a sua jornada e quase sempre comprometem os bons resultados que se esperam. São escolas mau estruradas, salários que não condizem com o brilhantismo do papel desempenhado, a indisciplina de alunos que trazem de casa os conflitos vividos em em família, e que são gerados em péssimos rendimento tanto do trabalho do professor quanto na aprendizagem dos mesmos, o sistema defasado de ensino que limita ao professor poder ir mais longe e ser justo e coerente na hora de avaliar e estabelecer resultados. Embora tantas promessas de mudar a educação brasileira existam, ainda são meras palavras, que quando não são expressadas pela fala, são escritas em papeis e que não passam disso, palavras.

Contudo, neste tão significante dia(15 de Outubro)  quero desejar a todos os meus amigos de profissão e colegas de trabalho um DIA DO PROFESSOR repleto de muitas esperanças, e que dias de grandes conquistas passem a ser reais e que EDUCAÇÃO venha a ser aquilo que sempre foi, é e será, MUDANÇA e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL de individuos em uma sociedade.

 

                                                                            FELIZ DIA DO PROFESSOR!!

                                                                                                   Carlos Sena




Nenhum comentário:

Postar um comentário