15 de nov. de 2013

O QUE SERIA DE FATO UM SISTEMA REPUBLICANO?

Hoje, 15 de novembro de 2013, o povo brasileiro paralisa suas atividades diárias e profissionais para "refletir" sobre o episódio da "Proclamação da República", ocorrido nesta mesma data no ano de 1889. Decreto liderado pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

De fato, o nosso país na época do Império não andava muito pra frente,  o conservadorismo por parte de alguns grupos, o dominio da igreja católica, o regime escravocrata, o voto censitário(baseado na renda anual das pessoas), a ausência de um sistema universal de ensino, o que contribuia para o avanço do analfabetismo, da miséria e o afastamento do Brasil, em relação a outros países republicanos, com certeza levaram ao surgimento de uma grande insatisfação, o que ocasionou no surgimento de um novo regime, o Republicano.

Mas, infelizmente o que viria a ser sinônimo de PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO e ASCENSÃO a DEMOCRACIA, tornou-se ao meu ver, apenas mais um sistema imperial e monarquico camuflado nas mais terríveis maneiras de governar. Continuamos a conviver com o preconceito, a mendigar um salário injusto, a sofrer perseguições mediante as nossas escolhas, a ser manipulado por causa da "livre" forma de expressão, a ser escravo da politica mal planejada. Enfim, o que seria na realidade REPUBLICA e DEMOCRACIA nos dias atuais em nosso país.

          Prof° Carlos Sena(Graduado em Geografia e Pós graduando em Geo-história)

Um comentário: