13 de mai. de 2014

PORQUE FALAR AINDA CONSTITUI-SE UM DIREITO!

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO AGE COMO SE OS EFETIVOS FOSSEM RETARDADOS


Fabiana, ex-presidente do SINTEAL-União diz, em entrevista a Rádio Farol, 13/05, que resolveu tomar a defesa dos trabalhadores contratados da educação, por estes, não ter representatividade que o fizesse. Mentira! O capítulo I do estatuto do SINTEAL, Art. 3º diz:

[...] 
b- Propor soluções para os problemas dos trabalhadores da educação do Estado de Alagoas, diretrizes da política educacional e da formação e qualidade do desempenho dos trabalhadores da educação.
g- Representar perante as autoridades governamentais e jurídicas os interesses dos trabalhadores da educação.

Diante disto, fica claro que a representatividade dos trabalhadores da educação, seja efetivo ou contratado é da responsabilidade do SINTEAL, é ele o representante legal destes trabalhadores.

É evidente que Fabiana está querendo desviar o foco do problema e provocar um levante contra a câmara de vereadores, digo, um levante contra os oito vereadores que restaram e que, - para nossa surpresa! Estão defendendo os interesses da população e não o deles, como já aconteceu em outros mandatos.

A truculenta mentora desse falso, mas legítimo manifesto lidera as discussões para desviar a atenção dos fatos para o verdadeiro culpado; O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO RICARDO PRAXEDES. Mais uma vez a população palmarina encontra-se sobre os efeitos da maldição da gestão PRAXEDES, no passado, deixou a população na miséria, hoje, tudo se repete.

O Secretário usa o dinheiro da educação como se fosse dele, distribui dinheiro como quem distribui santinhos de campanha política; aliás, esse é o interesse. Logo, não podemos esquecer que toda a irregularidade encontrada na folha da educação é sem dúvida, de total responsabilidade do Secretário de Educação, afinal, para desviar tanto dinheiro do FUNDEB através de notas avulsas, frias, falsas, ilegais teve a assinatura do dito cujo.

Portanto, se não tem dinheiro para pagar os contratados e possivelmente os efetivos em maio é porque o Secretário andou fazendo fuá com o dinheiro da educação, tanto da folha 40 quanto da folha 60, isso desde o primeiro dia que assumiu esta pasta, pois até a festa dos funcionários da educação foi pago com o nosso próprio dinheiro.

Acredito que absurdos maiores estão por vir, muito está sendo detectado, o que nós educadores temos a fazer é apoiar a luta dos contratados e dos efetivos junto ao grupo de vereadores que estão dando suporte a esta categoria. Segundo os vereadores, basta uma prestação de contas do dinheiro gasto, acompanhado de relatório detalhado, - coisa que já deveria ter sido feito se tivéssemos uma gestão transparente. O que não podemos concordar é que se libere mais dinheiro para ser gasto de maneira fraudulenta e irresponsável.

Somos educadores, responsáveis e comprometidos com a educação, não devemos jamais esquecer que somos os formadores de opinião, é também sobre os nossos ombros que pesa a formação de cidadãos críticos e conscientes, formação esta que só irá acontecer através de uma educação emancipadora. Sendo assim; lutar pela moralização da educação é responsabilidade nossa e de toda a sociedade, não podemos nos abster ou compactuar de forma passiva e vergonhosa com esse descaso e com esse (des) governo.

Independe de sermos efetivos ou contratados, é nosso dever junto ao SINTEAL tomar a frente dessas discussões e não permitir que o malfeitor se faça de sonso e nos faça de idiotas e retardados, pois todo o dinheiro desviado através de notas frias causou o caos que nos encontramos hoje.

Professor José Cizino de Oliveira

Um comentário:

  1. Bom texto, Cizino sempre ativo! Gosto disso. E como Cizino, também não gosto do secretário de educação. Parece uma maracutaia, ele nem professor é. E muito menos se interessará por educação de qualidade. Mas tenho observações a fazer. Cizino, Carlos, professores..... o sindicato de quem é? De Fabiana???? Não..... então, se ela está lá é porque alguém (alguéns, se permitem...) a pôs lá. Já não dirige, mas manda no SINTEAL. Cadê vocês???? NÃO BASTA RECLAMAR, CHORAMINGAR, HÁ QUE ATUAR!
    Depois, onde está o Conselho Municipal de Educação? O que nós, professores, temos feito para politizar este conselho e dotá-lo de autonomia administrativa? Quizás.... nada? Assim não pode ser. Se não atuamos concretamente, com ações positivas, não adianta reclamar.
    E, por último, os vereadores..... Não vejo nenhum deles capaz de atuar realmente na defesa dos direitos dos palmarinos. São todos fisiologistas.....
    Enquanto nós, o povo, sem cabresto, diga-se, não comerçarmos a atuar de forma concreta.... nada mudará. E que ações? Por exemplo, com a participação nos conselhos municipais (saúde, educação, defesa civil), com a aprovação de uma lei municipal que obrigue os prefeitos a prestarem conta mensalmente, com uma lei que faça com que os vereadores deem conta dos seus mandatos à população.... E isso se consegue como? Quem sabe, se conseguirmos levar 1000 pessoas às ruas, à câmara, à prefeitura, isso não se materializa?

    Mas Cizino, são só leituras minhas do seu texto. E não posso deixar de dizer: você sempre na vanguarda! Parabéns!

    Lucimar

    ResponderExcluir