4 de jun. de 2010

História de União dos Palmares-AL

O município de União dos Palmares teve sua origem em um povoado conhecido como Macacos, criado no século XVIII na margem esquerda do Rio Mundaú. Suas primeiras casas foram construídas nas proximidades de um cruzeiro, no lugar conhecido como 'Cerca Real dos Macacos'.

A oeste da capital do município, localiza-se a Serra da Barriga, lugar onde os negros reuniam-se para fazer resistência a escravidão formando os chamados Quilombos, um dos mais importantes foi o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi que organizou a famosa República dos Escravos, também conhecida como República dos Palmares, cujo objetivo era a libertação dos escravos no país.

Toda a zona foi colonizada pelos portugueses, Domingo de Pino construiu a primeira capela do povoado em homenagem a Santa Maria Madalena, padroeira da cidade. Também foi conquistada pelos holandeses.

Depois da morte de Zumbi foi extinta a República dos Palmares por Domingo Jorge Velho, que perseguiu os escravos até sair vitorioso. A partir deste momento o povoado começou a desenvolver-se. No ano de 1831 o povoado desvinculou-se do município de Atalaia e foi denominado Vila Nova Imperatriz, devido ao seu importante desenvolvimento no ano de 1889 foi elevada à categoria de cidade.

No ano de 1890 foi denominada União por ser o lugar onde encontrava-se a Ferrovia que unia os Estados de Alagoas e Pernambuco. Foi somente no ano de 1944 quando começou a chamar-se com sua atual denominação, União dos Palmares, em homenagem aos Quilombos.

Atualmente o município de União dos Palmares é conhecido por seus acontecimentos históricos e na Serra da Barriga foi fundado o Parque Nacional de Zumbi, onde encontrava-se o Quilombo dos Palmares, comunidade de negros que chegou a contar com mais de 30.000 escravos que lutaram, liderados por Zumbi dos Palmares contra a escravidão no país.

Fonte: A-brasil.com

Um comentário:

  1. Agamen Fonseca (Marilia/sp)12 de fevereiro de 2011 às 06:06

    Estive em Alagoas, visitei quase todas as lindas praias, e tambem nao poderia deixar de visitar a Serra da Barriga, local muito bonito, e preservado,gostei da recepção dos Policiais Ambiental, bem como o responsavel de acolher dados dos visitantes, pessoal muito legal, a afetivo, estão todos de parabens, a sugiro a quem for para Alagoas, nao deixe de visitar este patrimonio historico e preservado, Vale a Pena.

    ResponderExcluir