28 de out. de 2010

28 de Outubro dia do servidor público. Comemorar ou protestar?


Adriano Firmino Marques
Comemora-se no dia 28 de outubro o dia do funcionário público, mas percebe-se que esse dia se passa despercebido na sua essência. SERVIDORES PÚBLICOS, pessoas tão importantes na sociedade que merecem muito mais do que um feriado. Para aqueles que recebem altos valores ou valores exorbitantes. Tem uma farta opção de escolha para desfrutar desse dia de folga: freqüentar balneários, cinemas, shows, bares, restaurantes, podem praticar esportes... aff! São tantas as opções de lazer para eles.

Mas para os assalariados que recebem R$ 510,00 reais, “o salário mínimo de cada dia”, amargam a difícil labuta do dia a dia, para eles o feriado não representa muita coisa. É difícil para milhares de funcionários públicos desse país ter que suprir com um salário mínimo todas as suas necessidades essenciais: alimentação, saúde, educação, moradia, lazer... Lazer? Como ter lazer um funcionário que recebem o salário mínimo brasileiro? Fica difícil para muitos, e não podem ter direito a lazer nem no dia 28 de outubro dia oficial do funcionário publico no território brasileiro.

E olha que lazer é um direito constitucional, está na lei, ou melhor, na sagrada CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA. As desigualdades sociais é tão dramática em países subdesenvolvidos como o Brasil que é inevitável ver as diferenças no nosso meio. No século XIX o filosofo e revolucionário alemão Karl Max contestava a sociedade capitalista, ele via no proletariado a classe revolucionária. Vale-se refletir sobre essas questões, pois negar o debate dessas realidades é na verdade injusto para os que fazem parte da massa que contribuem culturalmente e economicamente para o país.

É uma questão de justiça social. Vamos ser perseverantes na luta por um país igualitário, e é na escola que começa esse exercício de cidadania, se faz necessário educar nossas crianças e jovens de seus direitos e deveres exercendo com dignidade o seu indispensável papel na sociedade. Papel esse, que desrespeita a todos trabalhadores, educadores, intelectuais, diplomáticos, autoridades em fim a todos que compõem a nação brasileira. DIA DO FUNCIONARIO PUBLICO, comemorar ou protestar? O que você vai fazer nesse feriado? Você é funcionário publico? Seja lá qual for, o momento atual merece no mínimo um debate democrático sobre os trabalhadores oficiais do Brasil das florestas e sertões que embelezam o território aportuguesado, mas esconde triste realidade.

   Por Adriano Firmino Marques















Nenhum comentário:

Postar um comentário