19 de jun. de 2013

DIREITOS HUMANOS: CONCEITOS E DESAFIOS DE SUA EFETIVAÇÃO

Prof. Adriano Marques

Por Adriano Firmino Marques*

Direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, o indivíduo não é  capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida com dignidade.

Fala-se de igualdade de direitos, porque todos somos iguais perante a Lei. Segundo a Declaração Universal de Direitos Humanos. "Todos são iguais perante a Lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da Lei". Todos os indivíduos têm direito a receber proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

É lamentável, como alguns direitos são reconhecidos e outros não. Pressupõe-se que isso aconteça porque, para que os direitos sejam reconhecidos é necessária, a participação efetiva e constitucional da população: governamental e não-governamental. E, que todos os indivíduos conheçam o motivo que os direitos foram criados e para que eles sirvam. A Constituição Brasileira, deve ser uma "bíblia" na vida do cidadão. É necessário que ele conheça seus direitos, para que sejam reconhecidos e respeitados.

E, quando todos os direitos são respeitados, a dignidade humana é defendida e validada. Isso porque a dignidade é o que faz do ser humano, um indivíduo que possui "corpo e razão". Ele deve-se ser visto por inteiro universalmente. O indivíduo diferencia de um objeto, ele vive notavelmente suas emoções e razões atuando na sociedade. O professor Marconi define dignidade da seguinte forma. "É aquilo que caracteriza a essência, ou seja, a humanidade humana". Não se mede a dignidade humana e não a substitui, ela é algo "sagrado", que todo ser humano tem o direito de ser reconhecido dignamente em sua existência, inserido na sociedade.

Percebe-se, para que os direitos humanos sejam respeitados na sociedade, é necessário a luta legítima, no sentido de fiscalizar o cumprimento dos direitos. E, é fundamental que os indivíduos exerçam a sua cidadania. Comprindo com seus direitos e deveres. Dessa forma os direitos humanos tem forte relação com a cidadania. Não há direitos sem o exercício da cidadania; sem a participação efetiva do cidadão no processo de construção de uma sociedade liberta, igualitária e solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário