16 de mai. de 2011

O QUE É O MEDO?.


 
                   "O MEDO PATOLÓGICO IMPEDE A PESSOA DE VIVER BEM!"
 
O medo é uma reação natural que o organismo possui em face de algum perigo, porém em algumas pessoas e/ou alguns casos o medo se torna um inimigo terminal para o homem. Originado por estímulos estressores enviados ao cérebro, a sensação do medo desenvolve uma reação que libera compostos químicos pelo organismo, causando aceleração dos batimentos cardíacos, da respiração e enrijecimento dos músculos.
Apesar de sua naturalidade, existem casos onde o medo passa a ser patológico, ou seja, doentio, limitando os afazeres de indivíduos e impedindo-os de viver de maneira regular. Normalmente o medo se manifesta sem uma razão específica e fora da realidade. O medo patológico consegue perturbar os sentidos de um indivíduo fazendo com que ele não consiga distinguir a realidade do que imagina ser, fazendo com que sua vida seja limitada naquilo em que imagina ser seguro. Acredita-se que o medo é conseqüência de algum trauma vivido.
Existem vários tipos de tratamento para os mais variados medos, sendo que, o tratamento é aplicado de acordo com a manifestação do medo e seu grau de intensidade, pois há pessoas que possuem medo de altura e não olham pela janela de um apartamento no 18º andar e pessoas que possuem “medo” de altura e não vão a um apartamento no 18º andar. Normalmente utiliza-se hipnose, terapia comportamental, cognitiva e interoceptiva além de medicamentos específicos. Após as terapias, o indivíduo com o medo patológico começa a ser exposto gradualmente ao agente que o induz a sentir medo
 
Fonte:mundoeducação.com.br/psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário