15 de out. de 2011

Ao mestre com carinho...



Por: Carlos Senna

Em meio a tantas datas especiais no calendário brasileiro, chegamos em 15 de Outubro, dia que para quem não sabe ou não lembra está dedicado a uma das mais importantes classes de trabalhadores e de profissionais do Brasil. O professor!

Considerada ser a maior categoria de profissionais do país, assumindo em cada lugar e escola (seu local de trabalho), o seu importante papel, o de ensinar, ou mesmo, o de reproduzir e compartilhar o conhecimento que ao longo da vida aprendeu e continuará aprendendo. Pensar na figura do professor é, ultrapassar todas as possíveis barreiras que a vida nos faz enfrentar ate chegar-mos aos nossos sonhos, até porquê fica difícil acreditar no professor que não sonha com a possibilidade de um mundo melhor,ou que não acredita naquilo que se dispõe a ensinar.

Sabemos que optar por essa profissão sempre foi um grande desafio na vida de muitos, como também desafioso é exercer a mesma, após a decisão de escolher segui-la. Mas o que fazer para despertar tamanho interesse na mente daqueles que ainda buscam e almejam ser algo na vida? O que está faltando para motivar nossos jovens a ingressarem nessa área do saber? O que torna o professor diferente dos demais profissionais? Creio que no seu pensamento deve ter surgido logo a opinião de sempre e de todos: “O baixo salário”. Caro leitor, permita-me outra vez questiona-lo com a seguinte pergunta. E qual é a razão que levam os salários dos professores serem considerados baixos? Uma vez que o papel desempenhado pelos mesmos acredita-se ser de suma importância em nossa sociedade. Isso segundo a opinião de quase todos os cidadãos e até mesmo, não pasmem, dos nossos representantes na política. Pare e pense comigo, tudo isso não parece uma grande contradição? Concordo com você.

É difícil entender e aceitar como tão absurda realidade existe no mundo em que vivemos, principalmente em nosso país, onde aqui mesmo no Brasil o Slogan do governo anterior era: “Brasil, um país de todos”. Todos quem? Talvez de quem ainda nem nasceu e não conhece como é dura a vida aqui fora.

Mas, independente de todas essas questões, infinitas indagações e constantes buscas por respostas, quero dizer que o maior objetivo desse texto é homenagear durante todo o ano e em especial hoje(15 de Outubro), aquele que tem a sua maior dedicação e compromisso, não apenas com sua remuneração, mas sim com a valorização e o respeito ao maior dos projetos elaborados pelas mãos do criador: “O ser humano e a vida”. É esse o mais importante alvo de um professor, “Conduzir e preparar o individuo para atuar em sociedade, tornando-o capaz de atingir e cumprir com o seu real dever e papel”.

Quero finalizar meu pensamento e opiniao exposto nesse texto,lançando um desafio a você jovem que ainda não se decidiu na sua carreira profissional, mas que acredita profundamente na sua capacidade de aprender e na função de ensinar que existe no seu professor. Agarre com todas as suas forças essa oportunidade de unir-se a esse grande batalhão de profissionais que incansavelmente lutam, embora desarmados do dinheiro e do poder, mas que garantem a vitória no final dessa guerra.

                                                                                             Parabens, Professor!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário