21 de out. de 2011

Exemplo de coragem e compromisso!


Foto: UOL

     Há 48 anos na ativa, professora que tinha pavor de dar aula sofre pensando na aposentadoria

Com 68 anos de idade e 48 de magistério, a professora Emilia Zughaib pensa em se aposentar no final do ano que vem. Ela dá aula para uma turma da primeira série do ensino fundamental, a 1ªA, na Escola Estadual Marechal Floriano, em São Paulo. “O pessoal aqui duvida que eu me aposente antes dos 70, mas acho que está na hora. Eu já venho me preparando há muito tempo, mas sei que vou sofrer”, contou.

A rotina da professora Emilia começa cedo, por volta das 4h da manhã, “para ir arrumando alguma coisa em casa antes de ir para a escola”. Às 6h15 (ou até 6h30, contando com atrasos) ela sai do apartamento em que mora com a mãe, uma senhora de 87 anos, e vai de metrô até a escola. O trajeto é tranquilo e não demora mais que 20 minutos. As aulas começam às 7h.

Nesse ano, a professora assumiu somente uma sala com cerca de vinte alunos. Emilia gosta de ter tempo para a criançada: “Eu sou de criar raiz aonde eu vou, não sou de ficar mudando muito de escola. Gosto de criar laços com os meus alunos, com os pais e com a comunidade em torno da escola”.

E esses laços foram comprovados pela reportagem do UOL Educação no dia da nossa visita: 14 de outubro, véspera do dia dos professores, é também a data do aniversário da professora Emilia. Presenciamos alguns alunos entregando presentes para a “prô”, inclusive uma menina que teve aula com ela no ano passado e disse que sentia saudades. “É isso que é gratificante”, disse recebendo um abraço da pequena aluna. “Na carreira inteira, a gente leva muita rasteira, mas esse carinho compensa tudo”, completou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário