22 de set. de 2011

Cai percepção de desigualdade de renda no Brasil, diz Ipea

A percepção sobre a desigualdade de renda no Brasil teve redução de 10 pontos, passando dos 28 pontos registrados em julho, para 18 em agosto, mas ainda assim se mantém favorável. Outro indicador que também teve queda foi o que mede a pobreza da população brasileira, que em agosto chegou a 25 pontos, sendo 15 pontos menor que o mostrado em julho.

Segundo a Agência Brasil, os dados do estudo “Monitor de Percepção Internacional do Brasil”, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nesta quarta-feira (21), revelam que o indicador se mantém favorável.

De acordo com o especialista em planejamento e pesquisa do Ipea, André Pineli, a expectativa é de haja melhor distribuição da renda no Brasil. “O indicador ainda é favorável, porque mostra que haverá diminuição da pobreza e melhoria da distribuição de renda nos próximos meses. Só que não foi tão favorável quanto na pesquisa anterior”, explica.

Política monetária

O estudo, que mostra a percepção de agentes internacionais em relação ao cenário econômico brasileiro, também revela que o aperto na política monetária ocorrido no primeiro semestre, assim como a deterioração nas perspectivas de crescimento dos países desenvolvidos pode ter afetado as expectativas sobre a evolução da atividade econômica brasileira.

A pesquisa mostra que o indicador relativo ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) diminuiu de 44 pontos para 30 pontos nas últimas duas pesquisas. Além disso, os entrevistados afirmaram que esperam crescimento do PIB abaixo de 3,6% nos próximos 12 meses, estes correspondiam a 12% do total na enquete de maio, saltaram para 40% em agosto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário