13 de set. de 2011

Sua educação depende de quem?


                                                         A EDUCAÇÃO

Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo, a seguinte advertencia: “Minha educação depende da tua”.

Ficamos a imaginar, qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma? Ora, se nossa educação dependesse dos outros certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos. Ademais se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter, seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros, refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação segundo o codificador do espiritismo Allan Kardec,( é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos). Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas? O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências , por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.

Um amigo tinha o costume de dizer: “bateu, levou”. Um dia perguntamos se ele admirava os maus educados que tanto criticava, imediatamente ele se posicionou o contrário: “É claro que não aprovo pessoas mal educadas”. Então questionamos outra vez, se não os admira, porquê você os imita? Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu: É! De fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.

Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros. Todos os ensinamentos de Cristo de quem a maioria de nós diz seguir, recomenda apresentar a outra face.

Imaginemos se Jesus, o mestre, tivesse nos ensinado: “ Se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra”,ou então, “faças aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam”. Nós certamente não o aceitaríamos como modelo e guia, assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de sua vida manteve a calma, e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.

Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos, construamos o nosso caráter com exemplos nobres. Quando tivermos que prestar contas as leis que regem a vida, não encontraríamos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.

Não adotemos os costumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece. As rosas mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume.

O sândalo , por ser uma árvore nobre, deixa a suave fragrância impreguinada no machado, que lhe dilacera as fibras, assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados.
                                                                                                        
                                                                                          Autor Desconhecido





Nenhum comentário:

Postar um comentário