13 de dez. de 2013

Ufal tem notas positivas no Enade em todos os cursos

Jornalismo e Administração aumentaram o conceito na avaliação do Exame em 2012 

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012, divulgado em outubro deste ano já foi bastante positivo para a Universidade Federal de Alagoas, mas, agora, a Pró-reitoria de Graduação está comemorando os números do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que soma a nota da prova realizada pelos estudantes com outras exigências da estrutura institucional. Este quesito credenciou a Ufal a obter conceito igual ou maior a 3 em todos cursos avaliados.

A cada três anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) avalia um grupo de cursos por meio da nota do Enade, que representa 75% do conceito final, e de itens como infraestrutura (salas, laboratórios, equipamentos) e corpo de servidores (docentes e técnicos). Dos nove cursos avaliados em 2012, dois aumentaram o CPC. A graduação em Administração do Campus A.C. Simões subiu de 3 para 4; e o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, saiu da faixa de alerta do conceito 2 para 3.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, o resultado diferente da última avaliação, em 2009, é fruto dos investimentos feitos pela gestão da Ufal e do curso de Jornalismo, com aquisição de novos equipamentos para salas e laboratórios, além da qualificação dos professores e da reformulação do Projeto Político Pedagógico, que está em andamento.

“É preciso enfatizar que o curso de Jornalismo tem plenas condições de melhorar esta nota. Não é um conceito confortável, ainda, mas, com a titulação dos docentes, em sua maioria doutores com dedicação exclusiva, e os investimentos crescentes da gestão para o curso, é possível evoluir mais no próximo ciclo”, ressaltou.
 
Os cursos de Administração, Psicologia e Turismo do Campus Arapiraca foram avaliados pela primeira vez, já que em 2009 ainda não tinham cumprido 80% da matriz curricular. As três graduações receberam conceito 3. Os outros quatro cursos do grupo avaliado mantiveram a nota, com destaque para Direito, um dos mais concorridos da Ufal, que manteve o conceito 4.

Conceito geral

O histórico da Universidade Federal de Alagoas, de 2007 a 2012, apresenta uma curva ascendente na evolução do Índice Geral de Cursos (IGC). Apesar de permanecer na faixa 3, a Ufal está com a pontuação bem próxima de evoluir para 4.

A infraestrutura de salas, acessibilidade, laboratórios, equipamentos e o corpo social de técnicos e docentes com titulação cada vez maior e o regime de trabalho em dedicação exclusiva pesam muito na hora da avaliação. O pró-reitor Amauri Barros e toda equipe estão confiantes no desempenho da Ufal nos próximos ciclos. “Este ano o Enade avaliou os cursos das áreas de Ciências Agrárias e da Saúde, que vêm apresentando bons resultados e é isso importante na composição do próximo IGC. Além disso, o conceito dos programas de pós-graduação está evoluindo satisfatoriamente, o que também conta positivamente no IGC”, destacou.

Em 2015 o grupo de ciências humanas e sociais será avaliado novamente. Já em 2014, os cursos selecionados para a avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes são os da área de exatas e tecnologias.

Fonte: Ufal.edu.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário