7 de jan. de 2011

Projetos para construção do Campus V da Uneal ja está na Seinfra

A unidade da Universidade Estadual de Alagoas, em União dos Palmares, está instalada na região desde 1998. Marcada por muitas lutas, a história do agora Campus V ganha um novo capítulo com a doação de um terreno para a construção da sede própria. Uma conquista celebrada por alunos, professores, servidores e comunidades dos municípios beneficiados que terão que esperar mais um pouco pelo início das obras.
Segundo o atual diretor do Campus, Reinaldo Sousa, a Uneal em União dos Palmares funciona em um prédio cenecista onde também estão instaladas duas escolas de ensino fundamental. “Apesar disso, pagamos pelo aluguel ”, explica. Ele relata ainda que todos os dias os servidores trocam as carteiras pequenas das crianças para dar lugar às maiores para os estudantes das graduações, à noite.
As perspectivas melhoraram com a doação, há aproximadamente de um ano e meio, de um terreno de 5.900 metros quadrados pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares. No entanto, mais uma luta foi travada para dar início à construção da sede própria uma vez que a instituição tem apenas dois anos, a contar da data da doação, para dar início às obras ou perde o terreno.

Campus V da Uneal

A primeira etapa já foi alcançada com a confecção dos projetos arquitetônicos e de engenharia. “Os projetos foram enviados à Secretaria de Estado de Infra-Estrutura que deve avaliá-los para abrir o processo de licitação. Somente depois disso, poderemos lançar a pedra fundamental do Campus”, afirma Reinaldo Souza.
A construção do prédio é esperada com ansiedade pela comunidade acadêmica, mas, segundo o diretor, a concretização do sonho depende ainda do Governo do Estado. “Estamos na expectativa de irmos para o nosso Campus. ‘Tudo depende do Governo, apesar de já termos conseguido algumas emendas parlamentares para a edificação”, destaca o diretor.
O Campus V, em União dos Palmares atende mais de 300 graduandos distribuídos nos cursos de Letras e Geografia, sendo a única instituição de ensino superior gratuita e presencial da região.


Fonte: Uneal.edu.br

Um comentário: