18 de jul. de 2013

CHÁ COM MEMÓRIA: Um encontro de palmarinos com muita cultura e elegância.

Aconteceu nesta tarde de quarta feira (17.07) o primeiro "Chá com Memória". Um encontro de palmarinos entre eles, educadores, gestores escolares, secretários municipais, politicos, desembargadores, advogados..entre outros. O envento conseguiu reunir pessoas apaixonadas pela sua terra (União dos Palmares) e por sua cultura, ou seja, um momento ímpar e singular na vida de todos que desde a sua infância sempre puderam aproveitar cada minuto neste municipio querido.

O envento, que foi organizado pela SEMED- (Secretaria Municipal de Educação) em especial, na pessoa da professora Márcia Suzana, atual coordenadora do NIER- Núcleo de Indentidades Étnicas e Raciais da Semed. Como todos sabem e ja conhecem um pouco da história, União dos Palmares é conhecida como a"Terra da Liberdade", isso deve-se, ao grande marco da história de luta dos negros quilombolas contra ao regime de escravidão que muitos viviam submetidos nas épocas  em que o nosso país era então colonizado pelos brancos europeus, os portugueses. 




Cidade que tem como principal e importante ponto turistico, a Serra da Barriga, lugar considerado sagrado por ter sido o local geograficamente exato da instalação do maior quilombo brasileiro, o dos palmares, e tendo como seu grande e principal líder, Zumbi, conhecido tambem como Zumbi dos Palmares, figura ilustrissima considerado o maior herói negro ja então existido.

Durante o evento foram sendo dada a palavra a todos que fizeram parte da mesa, que confesso esta ser ocupada simplesmente por pessoas ilustrissimas de nossa cidade, alguns que hoje ja não vivem mais conosco, e sim, em outras cidades, como a exemplo do Sr. Otávio Leão Praxedes (Desembargador Geral  do Tribunal de Justiça em Alagoas), que foi muito feliz em sua brilhante fala. 

Neste primeiro encontro foi discutido e refletido sobre a temática: FESTA DE SANTA MARIA MADALENA, tradicional e popular evento religioso que acontece a mais de 170 anos em nossa cidade. Foi um momento muito especial onde todos puderam voltar nos tempos da infância, através dos belissimos videos e fotos que eram expostos ao público que ali estavam presente.

Portanto confesso, enquanto educador e professor onde atualmente leciono a disciplina de Cultura Palmarina( 6° ao 9° ano), na Escola Municipal Salomé da Rocha Barros, fiquei bastante realizado profissionalmente e com a mente mais fértil e enriquecida com tudo que vi e ouvi naquele evento.

PARABÉNS a toda a comissão organizadora e a sociedade palmarina no geral!


Editorial e fotos: Carlos Sena
                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário