17 de jul. de 2013

Premiação das Olimpíadas da Língua Portuguesa reúne alunos e profissionais da educação em União dos Palmares-AL

Nesta segunda-feira, 15, aconteceu no auditório da SEMED em União dos Palmares a premiação aos alunos e professores da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa 2012.  

A professora Marcia Susana, coordenadora do Núcleo de Identidade Etnicorracial (Nier) e do Espaço Cultural Acotirene  (Esca) da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, foi quem conduziu os trabalhos. 

A mesa de abertura contou com a participação do Secretário Municipal de Educação Ricardo Praxedes, da Diretora de Gestão Lenice Leão Correia, da Diretora de Ensino Maria Goretti Galvão, da Coordenadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa, Edenúzia Figueiredo Freire e do Diretor da Escola Municipal Edvar de Souza Evanes Alves.

O secretário Ricardo Leão disse que os poemas, memórias e crônicas enalteciam o que de melhor tem o município de União, que é seu povo e sua cultura. Ricardo Leão lembrou no seu discurso que essa premiação só foi possível graças ao empenho da ex-gestão municipal, que estavam à frente do projeto.
"Muita dedicação e paciência, já que estamos trabalhando com crianças, pré-adolescente e adolescente", essas foram as primeiras palavras do professor Evanes Alves em seu discurso. O diretor atentou para que aos profissionais da educação envolvam os pais dos alunos no empenho de sua educação e nas tarefas escolares.

A coordenadora das olimpíadas Edenúzia Figueiredo explicou que o projeto vem sendo desenvolvido em União desde 2010, com estudantes da rede municipal. "Não estamos atrás de novos talentos, estamos contribuindo para que alunos possam ter o prazer de ler e escrever melhor", disse Edenúzia.

Era visível a emoção dos alunos em recitar seus trabalhos. Muitos professores relataram as experiências com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A professora Maria Margarida, da Escola Salomé da Rocha Barros, mencionou que alunos abraçaram com carinho o projeto e que todos os dias recebia uma carga de otimismo deles. Geovana Lima Dias, que estuda na Escola Salomé, recebeu um dos prêmios na categoria memórias.

As instituições da zona rural foram bem representadas por alunos e professores que apresentaram seus trabalhos. A aluna Sandriele dos Santos Silva, da Escola Pedro Cândido no sítio Cavaco, foi muito aplaudida por seu poema "Solo Sagrado". 
Outra representante da zona rural foi a estudante Vitória Berto da Silva, da Escola Dr. José de Medeiros Sarmento. Segura, a adolescente leu seu poema "O que tem na minha terra". 

Outras escolas também tiveram seus representantes, como Antônio Gomes, Padre Donald, Fernando Juazeiro, Laura Pereira. A tarde contou, ainda, com Rodrigo Santos, que recitou outros poemas.

Os trabalhos dos alunos publicarei em breve. A quarta 4 edição já está aberta. 

Parabéns a todos!!!
 
Fonte: Blog do JMarcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário