5 de jul. de 2013

Policia Federal e Gecoc fazem operação em União dos Palmares-AL e buscam ex-prefeito Kil.



EX-GESTOR É ACUSADO DE COMANDAR QUADRILHA QUE TERIA DESVIADO QUASE R$ 1 MILHÃO


Cinco pessoas foram presas, na manhã desta sexta-feira (5), em uma operação desencadeada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE), com o apoio da Polícia Federal, no município de União dos Palmares-AL. O objetivo era prender o ex-prefeito Areski Freitas, conhecido como "Kil", e mais sete pessoas, mas o ex-gestor não foi encontrado e está foragido. Eles são acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) de terem desviado R$ 946.476,50.

Foram presos Orlando Sarmento Cardoso Filho, Nelma Lúcia Martins de Souza, Diego Guilherme Calixto, Washington Bezerra Costa e Tereza Cristina Gomes Bezerra. Orlando foi o único preso em Maceió, no bairro do Pinheiro. O ex-prefeito Areski de Freitas, Élson Davi da Silva Cardoso e Sandra Maria Alves de Araújo já são considerados foragidos da Justiça.

Na denúncia ofertada à 17ª Vara Criminal da Capital, além da condenação dos acusados pelos crimes praticados, o Ministério Público Estadual também pediu as prisões preventivas de todos os envolvidos, solicitação que foi atendida pelo Colegiado. Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em União e Maceió, em parceria com a Polícia Federal, que disponibilizou 32 policiais, divididos em oito equipes, entre delegados e agentes. O delegado federal Gustavo Viana Gatto coordena o operação policial.

Na denúncia ofertada pelo MPE, Areski de Freitas Júnior é acusado de 'capitanear' uma 'organização criminosa integrada por agentes públicos que praticou uma profusão de ilícitos penais no âmbito da administração pública do município de União dos Palmares com o objetivo de lesar o erário entre os anos de 2009 e 2012. As investigações, que tiveram início em dezembro do ano passado, após o cumprimento de medidas cautelares de busca e apreensão em diversos órgãos municipais, analisou 220 documentos recolhidos e sete depoimentos prestados ao Gecoc, coordenado pelo promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Além do ex-gestor, também foram denunciados Orlando Sarmento Cardoso Filho, à época secretário de Administração e Finanças; Nelma Lúcia Martins de Souza, que também ocupou o cargo de secretária de Administração e Finanças; Élson Davi da Silva Cardoso, ex- secretário de Cultura e Sandra Maria Alves de Araújo, Diego Guilherme Calixto, Washington Bezerra Costa e Tereza Cristina Gomes Bezerra, todos ex-integrantes da Comissão Permanente de Licitação.

Fonte: Gazetaweb.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário